“Por isso, não abram mão da confiança que vocês tem; ela será ricamente recompensada. Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que Ele prometeu; pois em breve, muito em breve ‘Aquele que vem virá, e não demorará. Mas o meu justo viverá pela fé. E se retroceder não me agradarei dele.’ Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos.” Hebreus 10:35-39

Tantas vezes ouvimos a expressão “a pessoa tal vive pela fé!” e sempre indicando que a pessoa é como um missionário que vive do amor de outros na suas ofertas e obras de caridade. Esta pessoa não tem uma entrada fixa ou prevista de recursos para o seu sustento e então depende totalmente na providência de Deus demonstrada pela bondade de outros, que também se sentem, na maioria das vezes, parte da missão que a pessoa cumpre.

Mas meditando nesta expressão vi que fé não é somente para provisão de sustento. Na verdade, viver pela fé é algo muito mais fundamental do que crer e confiar para o suprimento do pão de cada dia. Se alguém não vive por fé, não tem como agradar a Deus. Viver por fé não consiste somente de não ter um serviço fixo, com patrão e cheque assinado, pois também nós que temos compromissos com nossos superiores de trabalho também temos que agradar a Deus vivendo por fé.

E pensando nisto, o Espírito Santo colocou uma frase nos meus lábios que me ajudou a entender mais um pouquinho desta verdade.

Viver por fé é investir o resto da sua vida fazendo algo que é a vontade do coração de alguém que você nunca viu.

Isso é viver por fé. Crer é obedecer que requer fazer. Como pode alguém gastar toda a sua força da sua vida fazendo um plano específico que não vem da própria cabeça mas da cabeça de outra pessoa, que nunca conheceu face a face? Isso tem que ser fé.

Mas muitos de nós vivemos por vista. Seguimos o que os nossos sensores naturais percebem, não o que o coração do Deus Invísivel diz. Se temos tanta dificuldade de nos submeter as autoridades que podemos ver, como podemos obedecer Aquele que os nossos olhos ainda não viram? Se temos resistência em cumprir aquilo que está escrito com tinta no livro da Lei do Senhor, como podemos realmente ouvir e discernir a voz dAquele que veio a terra em carne há mais de 2000 anos?

O justo do Senhor vai viver por fé. Abraão é o nosso pai da fé, porque obedeceu sem ver.

Na minha fraqueza eu digo: aumenta a minha fé, Senhor!

Advertisements