Tags

Neste fim de semana meu esposo e eu estivemos numa conferencia sobre missoes e alguem me fez um comentario que me fez pensar.

Esta moca e amiga minha da California, muito querida e cheia da Palavra de Deus, disse que depois de assistir o nosso casamento esta’ sendo motivada a orar mais em relacao ao casamento dela, porque a vontade dela era de simplesmente “fugir” sem uma cerimonia. Ha’ tantas preocupacoes e coisas ate’ futis que dominam as noivas, principalmente, que muitos casais pensam que o mais importante e’ mesmo so’ ir na corte-cartorio, fazer o casamento civil, e so’. Eu pude entao compartilhar com ela o que tenho aprendido com o Senhor. 

Acostumo dizer que depois da decisao da salvacao, o casamento e’ a coisa mais importante que acontece na vida de uma pessoa. Ate’ entao a pessoa vive como um individuo para Deus e depois passa a viver uma nova vida, que realmente e’ uma nova vida, a dois, com uma pessoa do outro sexo, de uma outra familia, com outras experiencias, habitos, prioridades, etc. E para mim, da mesma forma que ha’ um momento publico onde a pessoa mostra ter morrido para o mundo e agora se lavanta para viver para Deus que e’ o batismo, assim e’ o momento da cerimonia de casamento. E’ o momento diante de Deus, da familia, da Igreja, amigos, onde o casal publicamente e’ “batizado”, morrendo para a vida individual e se levantando para uma vida de casado.

Fico muito triste quando pessoas pensam em se casarem e “sairem correndo”, sem aquele momento onde pessoas da comunidade do casal podem ser testemunhas da decisao que eles estao fazendo. Isto porque esta atitude nao e’ nenhum pouquinho biblica. O primeiro milagre registrado na Biblia que Jesus fez foi numa festa de casamento! Meu pai Adilson diz que e’ muito importante ter aquele momento diante de Deus e pessoas, por mais simples que seja, para pelo menos tirar uma foto, para que haja um memorial daquele momento que divide a vida de antes de casar e depois de casar.

Outro aspecto para mim que e’ ainda mais importante e’ a questao da gratidao e reconhecimento ao Senhor. O momento do casamento e’ muito importante para ser ignorado ou ate’ mesmo levado de acordo com o padrao. A maioria dos casais, se decide fazer uma cerimonia, simplesmente segue uma liturgia padrao. E’ como se voce vai a um casamento, voce foi em todos daquela cultura. Eu fui ensinada fazer algo especial em acoes de gracas a Deus quando recebemos alguma bencao, e o meu entendimento e’ de que sendo o casamento tao serio, o casal deve preparar algo especial diante de Deus, em gratidao e reconhecimento pelo o que Ele fez… mas talvez seja a incerteza de que foi realmente Deus que fez, que nao motiva as pessoas de darem toda a gloria e honra ao Senhor.

Com este entendimento, meu esposo e eu, junto com minha familia e amigos, concentramos todas as nossas forcas em prepararmos este momento perante Deus e as pessoas, e muito pouco tempo nas outras coisas que diziam respeito a nos depois do dia do casamento, para nao sermos egoistas, principalmente quando entendemos que era um momento unico para honrar nossos pais, amigos e principalmente o Corpo de Cristo.

Se quiserem dar uma olhadinha como foi o nosso, aqui vao os links.

Graca e paz, pessoal!

