Por causa da natureza do trabalho que meu esposo e eu fazemos para o Reino, nós temos oportunidades de conhecer e ver muito o que tem acontecido no meio da igreja nesses dias. Sei que é algo que outras gerações viram antes, mas talvez por causa da globalização tem sido fácil reconhecer hoje na nossa. Está ficando muito claro a distinção e o entendimento de quem  são  aqueles que fazem parte do Reino de Deus e aqueles que só falam do Reino.

Silver_Mens_Prom_King_CrownNo capítulo mais famoso da Bíblia, João 3, Nicodemos está conversando com Jesus que  fala uma expressão que o trouxe muita confusão. Jesus ficou admirado quando Nicodemos fez o comentário de que seria impossível entrar no ventre da mãe para nascer de novo. Jesus responde dizendo que como chefe e membro do grupo fariseu, talentosos conhecedores e pregadores da Bíblia, Nicodemos deveria saber melhor e entender o que Jesus quis dizer quando falou que para ver o Reino precisa nascer de novo.

Mentes não espirituais tentam entender as coisas espirituais com o racicínio, a lógica e muitos, muitos  argumentos. Não estou falando dos estudiosos nas universidades ou nas instituições intelectuais, mas sim de homens e mulheres que andam no meio da igreja que argumentam com a mente e não entendem com o espírito. Esses podem ser até muito cultos e inteligentes, falam bem, mas sempre julgam as coisas de uma forma muito limitada e medíocre, porque ainda só pensam com base na carne.

Mas há um momento em que a pessoa passa da dimensão desse mundo e entra no Reino do Rei e Senhor Jesus. Não sei se essa transformação aconteceu em Nicodemos. Só sei que ir ao Mestre, estar em volta de Jesus definitivamente não é sinal de ter entrado no Reino. Essa entrada que é resultado do nascer de novo é provada pelo comportamento da pessoa. O fato de que Nicodemos argumentou com Jesus, primeiro mostrou desrespeito a autoridade do Senhor e também que não tinha noção do que Jesus estava falando, mesmo sabendo tanto da Bíblia.

Uma vez que alguém entra, o Reino consome todo o seu ser, não só nas palavras certas e deduções teológicas corretas, mas o Reino é refletido na vida íntima, dentro de casa, no modelo para os filhos, na prestração de contas no trabalho e principalmente na submissão e entendimento das autoridades espirituais. Tudo, absolutamente tudo na vida dessa pessoa que entrou no Reino presta fidelidade, obediência e submissão ao Rei invísivel sentado no Trono.

Não é atoa que em Apocalipse Jesus fala sobre o que haverá sobre a cabeça daqueles que fazem parte do Reino: Coroas! É tão romântico falar sobre esses galardões que receberemos, mas há um significado mais profundo do que simplesmente prêmios. Por que coroas e não troféus ou certificados? Coroa é símbolo de reino.  Coroas são visivelmente reconhecidas na cabeça daqueles que as usam.  Não haverá nada daquilo que dizem por aí: ah Jesus conhece o meu coração… claro que eu amo a Deus no meu coração… é muito mais do que somente palavras. Coroas são vistas no exterior como forma de identificação.

Tudo que começa na carne só termina na carne. Se a condição do coração de alguém em qualquer obra é carnal, os resultados serão somente na dimensão da carne. Não haverá avanço ou impacto sobrenatural ou a benção de Deus. E tudo que se inicia na linha da independência, privado, particular, isolado,  negócio separado do próposito do Reino é considerado rebeldia que é feitiçaria diante de Deus. Imagina você fazendo algo com muita dedicação que pensa ser uma coisa sendo feita ao Senhor ou pelo Senhor e que não foi guiado pelo Espírito Santo, e isso é colocado no altar e a oferta acaba sendo recebida como uma oferenda de feitiçaria!!!

Perguntinha: O que você está gastando tempo para realizar nesse momento na sua vida tem sua essência na carnalidade do seu coração ou na obediência submissa e humilde a direção do Espírito? Pode crê se foi gerado pelo Espírito e não por uma obra da carne seu empenho gerará resultados eternos e não serão obras de palha que são facilmente queimadas pelo fogo.

O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. João 3:6

Advertisements